International Conference Lisbon 2013

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Patrícia Romeiro. Presentation. Manobras de Mediação Cultural e Urbana (no Porto)

Mediation and Urban Planning

O Manobras no Porto (MnP) foi um projecto cultural e artístico desenvolvido continuadamente durante dois anos (2011-2012) no Centro Histórico do Porto (CHP).
Este laboratório propôs-se intervir no presente e no futuro de um território frequentemente conotado como um “território em perda”, através de iniciativas de levantamento de recursos e de experimentação criativa e de uma metodologia de trabalho contínuo e híbrido de co-criação.
Integrado numa estratégia mais ampla, que inaugura ela própria uma nova forma de fazer planeamento e política regional em Portugal (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013 - Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007/2013), o projecto foi submetido a candidatura pela Administração Pública Local (Porto Lazer, EEM), tendo estado directamente envolvidos 209 parceiros-autores.
Artistas independentes, colectivos artísticos e culturais, festivais, instituições culturais, empresas do sector cultural e criativo, instituições de ensino e centros de investigação, indivíduos, grupos informais, associações e Administração Pública, lideraram conjuntamente um processo de descoberta, de regeneração e de enraizamento de novos modelos de (con)vivência. Isto, apesar de alguns dos pressupostos de partida do projecto apontarem para o facto das diferentes comunidades (artística, política, científica, ...) não se reconhecerem e não se abrirem à discussão pública das suas práticas.
A partir do que que foi desenvolvido, alcançado (e não alcançado) com o MnP, discute-se o papel que os agentes de mediação cultural e urbana podem ter no fortalecimento de mecanismos de aprendizagem e de governança.

(Patrícia Romeiro – Manobras no Porto)

Sem comentários:

Enviar um comentário